Imagine...

15 de agosto de 2007

Unir Pela Vida - O Vespalíadas faz-se à estrada...

Finda a sua maior e mais recente aventura, e depois de um curto período de reflexão, essencial para digerir o "estoicismo" resultante de um sem número de peripécias surgidas ao longo do agora desbravado "caminho vespante para Roma", o Vespalíadas está finalmente pronto para apresentar alguns desses inesquecíveis e mágicos momentos proporcionados por "oito janelas" de genuína potência italiana dos anos 70...

E a história começou assim: Há muito, muito tempo atrás, depois de algumas modestas mas ainda assim estóicas aventuras, surgiu uma ideia, algo extremamente raro tendo em consideração os seus autores. Mas adiante. Essa ideia foi posta à consideração da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e nasceu assim o projecto "Unir Pela Vida" que foi crescendo ao longo de vários meses com o trabalho desta nobre instituição e com o empenho do Vespalíadas que com muita vontade e imaginação foi preparando o "Road to Rome", essencial para a concretização do projecto. Entre reuniões ao sabor de um estaladiço "pão chapata", trabalhos de mecânica duvidosa, acidentes com vespas vítimas de algum défice de equilíbrio e de salutares discussões acerca dos mais variados cenários catastrofistas e dos meios necessários para os enfrentar, chegou finalmente o dia em que a tão ansiada "estrada da beira" seria percorrida, sendo desta forma aliviado o stress de um pequeno e inexperiente mas também destemido enxame de vespistas.

Mas essa tão ansiada "estrada da beira" (N17) não viria sem antes ver reunidas no Hospital Pediátrico de Coimbra todas as pessoas que abnegadamente se dedicaram a esta causa. Merecem especial menção os voluntários da LPCC e da Acreditar que ao longo da exposição patente no Coimbra Shopping deram muito do seu tempo e simpatia a todas as pessoas que por lá passaram. Eis então o momento da partida:

A partir daqui sim, foi estrada... Mas a viagem não podia iniciar-se rumo ao destino sem antes uma curta visita à oficina Costa Ramalho Lda. para que as sombras que pairavam nos nossos espíritos fossem dissipadas, ainda que apenas por breves momentos. E lá estava o Homem que trata a Vespa por "tu" e que a conhece como as palmas das mãos para nos encorajar e dar confiança, aproveitando igualmente para mostrar a sua clara preferência pela Sprint de "duas janelas", também conhecida por "La arranhada".

Depois disso, até à fronteira foi um saltinho que ainda assim deu para sentir o interesse e curiosidade que a vespa gera nas pessoas que a vêm passar. Mas deu também para sentir mais coisas... as tais sombras que pairavam nos espíritos tinham mesmo razão de ser... mas isso é outra história, talvez para contar ao entre nós conhecido estilo "poético-palavroso".

6 de julho de 2007

A vida, uma viagem...

Vemos beleza num sorriso de criança

Vemos beleza no correr de lágrimas no rosto de criança

Mas descobrimos com enorme angústia

A tristeza no vosso olhar de esperança

Desmoronou-se a beleza que sentíamos e ficámos desfeitos por dentro quando sorrimos para vós.

Ficamos dispostos a acreditar em tudo

Em todos os Deuses

Em bruxos

Em milagres.

Agarramo-nos a isso como escolho de madeira

Na tempestade em que naufragamos.

E lentamente, muito lentamente, vamos segurando

O madeiro com menos força e hesitamos…

Procuramos rumo…

Buscamos uma rota…

E decidimos que o caminho certo é deixar a bóia

E lentamente, afundarmo-nos.

O caminho certo era viajar convosco para podermos ficar a contemplar os vossos olhos, o vosso ténue sorriso.

Cobardemente com o medo, que gera o terror, começamos a nadar para porto de abrigo.

Ficamos vivos

Ficamos sós

Com enorme vergonha do que somos.

Releio o que escrevi e vejo crisálidas à minha volta, lindas brilhando como sóis a cumprir a sua etapa de metamorfose.

E penso que belas como vós, têm o determinismo de viver vinte e quatro horas. É uma lei biológica.

Nós temos a nossa, e ver-vos, é sentir a dor, a enorme tristeza.

Não vos esqueço mas tenho uma necessidade enorme

De um sorriso

De uns olhos

De uma graça.

Vamo-nos unir pela vida das nossas crianças que são elas a continuidade da vida.

Ramalho, António Costa

Santa Clara - Coimbra

3 de julho de 2007

UNIR PELA VIDA

De 4 a 11 de Julho o CoimbraShopping recebe no Piso1, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro e a Associação Acreditar, um evento de solidariedade que visa apoiar a iniciativa ‘Unir pela Vida’.

A ideia global deste projecto ‘Unir pela Vida’ foi apresentada por um grupo de “Vespistas” de Coimbra, apoiada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e pretende criar uma ponte de solidariedade entre Coimbra e Roma, visando sensibilizar para os sinais de alerta e o diagnóstico precoce do cancro, divulgando uma mensagem de esperança e solidariedade junto de adultos e de crianças que sofrem desta patologia e respectivas famílias.

Esta ‘ponte de solidariedade’ será constituída por uma viagem de “Vespa” entre estas duas cidades, onde no final serão entregues simbolicamente algumas t-shirts com desenhos/pinturas elaboradas por crianças, que padecem desta doença do foro oncológico, na Liga Italiana per la Lotta Contra i Tumori, estando ainda a ser averiguada a possibilidade de uma audiência no Vaticano de responsáveis da Liga Portuguesa Contra o Cancro com Bento XVI. A realizar-se este encontro, será já em data posterior à viagem.

A viagem de Vespa de Coimbra a Roma decorrerá de 13 a 23 de Julho e a saída de Coimbra será realizada através de um acto simbólico no Hospital Pediátrico de Coimbra.

No Piso 1 do CoimbraShopping poderá encontrar stands representativos das instituições em causa e também as vespas que farão a viagem até Roma. Nestes stands os visitantes poderão recolher mais informações sobre esta iniciativa, bem como aceder a fortes acções informativas de prevenção contra o cancro.

O CoimbraShopping associa-se a esta iniciativa única de solidariedade social, reforçando e estreitando os laços com a sua comunidade envolvente, apoiando e divulgando uma iniciativa de sobeja importância para toda a população.

http://www.ligacontracancro.pt/

http://www.acreditar.org.pt/

24 de junho de 2007

O que podemos nós fazer pela vida?

O Vespalíadas prepara-se para abraçar um projecto em favor da vida... um pequeno gesto que esperamos ser seguido de muitos gestos iguais para que todos juntos possamos dar um pouquinho de nós próprios e assim possamos transformar algumas lágrimas em muitos sorrisos...



Children's Hospital

Hush my child, the line is long

So I will sing this little song,
And we will wait here you and I
Please my child, try not to cry.

Hush my child, the line moves slow
And you want to play, I know.
There are so many children here
There is little room for you I fear.

Hush my child, I know your pain
I know the hurt comes back again,
If there was something I could do
I'd take away this pain from you.

Hush my child, the morning's gone,
Still the line moves on and on,
Children marching each in time,
Like soldiers in a nursery rhyme.

Hush my child and drink some juice
You cry to go, but it's no use.
For we must stay, and wait in line
No good to fuss, no good to whine.

Hush my child and try to sleep
Your precious Teddy I will keep.
I don't know if they'll see you soon
So sleep away the afternoon.

My child, the day is almost through
But now they have some time for you.
Please lie still though you are cold
You will have my hands to hold.

Hush my child for Mommy's sake,
Some pretty pictures they will take.
And show a secret, I suppose,
Something God already knows.

Richard Hemenway

16 de junho de 2007

A necessidade de paz num mundo em queda...

Conta-nos Henry Drummond que dois pintores pintaram, cada um deles, o seu quadro para ilustrar a sua concepção de repouso. O primeiro escolheu para a sua cena um lago tranquilo e isolado no meio de longínquas montanhas. O segundo lançou na sua tela uma estrondosa catarata, com um frágil arbusto curvando-se sobre a espuma; na bifurcação de um ramo, quase molhado pela espuma da catarata, repousava um pássaro no seu ninho.(…)

A verdadeira alegria da salvação não se retrata na estagnação do primeiro quadro. É
traduzida, pelo repouso do segundo quadro, numa vida que, no meio da agitação do mundo, repousa numa atmosfera celeste – atmosfera essa que dá saúde ao corpo, vigor ao intelecto e alegria à alma. Ernesto Ferreira, escritor cristão (1914-…)

O mundo transformou-se numa catarata estrondosa onde cada pessoa vive procurando a paz no seu frágil arbusto, constantemente molhado pelos horrores cuja espuma sentimos através das imagens que os nossos olhos, pela força do hábito, já não conseguem chorar. O que é que se passa?




22 de maio de 2007

"La Poderosa" - Um motivo de inspiração

Sem considerações políticas de qualquer género, esta viagem de Che Guevara e do seu amigo Alberto Granado pela América Latina aos comandos de "la poderosa" é sem dúvida uma inspiração para nós como vespistas. Como seres humanos, também não podemos deixar de realçar a atitude de Che Guevara como médico para com os doentes que encontra num hospital já na recta final da sua viagem. É sem dúvida um exemplo intemporal.

Memorável... A maior aventura do Vespalíadas em colaboração com todas as pessoas que tornaram possível mais um pequeno passo na luta contra o cancro. Muito obrigado a todos!